30 estratégias para ganhar mais seguidores no Instagram…

acho que as estratégias 11 e 16 são as mais importantes.

Ganhar seguidores no Instagram tem sido uma das maiores dificuldades dos usuários nesta mídia social. Ter muitos seguidores no Instagram, significa, hoje em dia, não só uma quantidade enorme de pessoas a verem as suas fotos e vídeos, mas também uma possibilidade de vender os seus produtos ou serviços.

Já imaginou o que é divulgar algo seu, de forma completamente gratuita, para milhares ou até mesmo milhões de pessoas? Muitos Instagramers sabem o que isso é. E se você também quer conhecer a sensação de ter milhões de pessoas seguindo aquilo que você publica, preste muita atenção a este artigo.

1. Aplicativos para ganhar seguidores: vale a pena?

Ganhar seguidores pode ser algo lento e demorado. Hoje em dia já não é tão fácil conseguir seguidores como era antes. Porém, existem alguns aplicativos que podem ajudar a acelerar esse processo. A dúvida é: vale a pena usar eles? Existem dois tipos de aplicativos para ganhar seguidores:

  • Aqueles que acumulam seguidores falsos
  • Aqueles que conseguem que você ganhe seguidores reais e segmentados

Vamos falar sobre cada uma destas opções..

Acumular seguidores falsos na sua conta é o mesmo que ter pessoas entrando no sua loja, mas você sabe que elas nunca comprariam nada de você. Vale a pena ter elas lá? Obviamente que não!

Por outro lado, existem sim aplicativos para ganhar seguidores que podem ajudar a aumentar as suas vendas. E para isso usam várias estratégias, tais como seguir e deixar de seguir, curtir posts de pessoas e até mesmo comentar.

E tudo isso é configurado por você. Vou dar um exemplo:

Imagine que existem 10 lojas na sua cidade que são suas concorrentes. O Instagram delas bomba e o seu está só começando..Se você estiver usando um aplicativo destes, o que eles vão fazer é seguir os seguidores dos seus concorrentes.

Com isto, alguns desses seguidores dos seus concorrentes acabem seguindo você de volta e vendo suas postagens! E pronto: você tem agora uma audiência de clientes que até ao momento seguiam apenas os seus concorrentes!

Com estes apps, é normal você conseguir entre 50 a 200 novos seguidores no Instagram por dia com estas ferramentas!

Além disso, estes aplicativos ainda permitem:

  • Enviar mensagens automáticas para quem te segue
  • Agendar posts no Instagram
  • Agendar stories

Se achar que isto faz sentido para você e quiser usar, confira algumas opções do mercado:

  • GrowSocial: Teste gratuitamente durante 3 dias. Clique aqui para criar seu acesso.
  • Gerenciagram: Teste gratuitamente durante 5 dias. Clique aqui para criar seu acesso.

2. Conta privada ou pública?

Muitas pessoas começam a sua conta do Instagram do jeito errado, deixando ela privada. Se você tem sua conta privada os seus posts não são encontrados nas buscas do Instagram e quem não te segue não consegue ver seu conteúdo. Além disso, no caso de algum seguidor seu marcar os amigos dele no seu post, se sua conta for privada, ele não verá seu conteúdo. Se você é uma marca e quer começar a ganhar dinheiro na Internet através do Instagram, é determinante que sua conta no Instagram seja pública.

 

3. Conta pessoal ou comercial no Instagram?

Uma das grandes dúvidas que as pessoas têm na hora de começarem a vender no Instagram está relacionado em usar conta pessoal ou comercial. Qual vale mais a pena? Se você tem uma conta pessoal, o normal é o Instagram recomendar que você migre para uma conta comercial. Vejamos algumas vantagens e desvantagens de fazer isso:

Vantagens

  • Você tem acesso a estatísticas e consegue saber quantos seguidores no Instagram está ganhando, quantos dias ou horas eles estão online ou a quantas pessoas estão chegando seus posts
  • A partir da sua conta consegue fazer anúncios pagos e com isso alcançar mais pessoas
  • Você pode ter os botões interativos que aparecem logo abaixo do seu perfil e colocar lá o telefone, email ou endereço
  • Mesmo que se arrependa, você pode voltar à sua conta pessoal a qualquer momento

Desvantagens

  • Algumas pessoas dizem que o seu alcance diminuiu após passarem a usar uma conta comercial (apesar de isso não ser confirmado por qualquer fonte do Instagram)
  •  Ela obriga a que você tenha uma página no Facebook. Se você usa pouco o Facebook, isto pode ser algo chato mas também é fácil resolver (você cria sua Fan Page em poucos segundos)
  • Se você reverter para a conta pessoal, você perde todas as estatísticas e ficará tudo a zeros

 

4. Publique no momento certo

Através do seu perfil no Instagram você consegue ver dados estatísticas e saber quais dias ou horas os seus fãs estão no Instagram.

Mas, e se você está começando agora, como saber qual é o horário ideal para postar? Vou dar uma ajuda…

Faça o seguinte exercício: Quando é que, geralmente, você acha que as pessoas estão nas redes sociais? Pense na sua própria rotina..

Aposto que você entra nas redes sociais mais pela manhã (quando acorda), à hora de almoço e à noite.

Acertei? 😄Esses são hábitos normais da maioria das pessoas. Por isso, recomendo que experimente publicar nesses horários e tenho a certeza que vai aumentar suas chances de sucesso.

Por outro lado, se você já tem a sua conta há algum tempo, pode ver através das estatísticas. Para fazer isso, em primeiro lugar é importante que você passe sua conta para conta comercial. Depois disso, terá que clicar novamente nos três riscos e depois selecione a opção Informações:

estatisticas do instagram dicas

Clicando ai você pode ir ao menu Público:

publico instagram

Agora, vá até ao final e verá um menu que diz Seguidores. Aqui, você vê todas as informações tanto de horas como de dias.

estatisticas seguidores gram

Atenção que este horário está relacionado com os horários em que seus seguidores estão online. O mesmo acontece se você selecionar a opção dias. Se você apenas agora mudou para conta comercial, é normal que alguns dados ainda não apareçam para você.

 

5. Utilize as Hashtags mais procuradas

Outra forma de aumentar as suas chances de conseguir seguidores no Instagram é utilizando as hashtags mais procuradas. Uma boa forma de saber quais são as hashtags mais usadas é utilizando a ferramenta Websta.

Com ela, você fica a saber quais são as hashtags mais procuradas, os perfis do Instagram mais seguidos ou até mesmo os posts mais curtidas na última semana.

Mas qual o motivo de ser tão importante você usar hashtags?

Segundo alguns estudos, hashtags podem aumentar até 20% de engajamento nos seus posts. Além disso, com hashtags, você pode ser encontrado nas buscas do Instagram muito mais facilmente.

Se você tem um negócio local pode, por exemplo, colocar o nome da sua cidade ou até mesmo do seu bairro.

 

6. Faça sorteios no Instagram

Fazer um sorteio é uma das estratégias para ganhar seguidores no Instagram mais eficazes. Mas para isso, você vai precisar de um aplicativo, caso contrário pode correr o risco de gerar problemas para a sua audiência.

Além do aplicativo certo, você precisa saber o que sortear. Para fazer o sorteio certo, vamos deixar algumas dicas importantes:

  • Deixe bem claro as regras do sorteio quando fizer um post sobre ele. Diga aquilo que vai ser sorteado, quais as regras e durante quanto tempo dura
  • Escolha o produto certo que vai sortear. Se você vende artesanato, por exemplo, não sorteie um iPhone! Sorteie algo relacionado ao seu negócio
  • Tenha sempre uma data de início e de fim para o sorteio
  • Quando for sortear o vencedor, faça isso de forma público para todos saberem que aquele vencedor foi autêntico. Recomendo você a fazer isso numa transmissão ao vivo ou num vídeo
  • Não faça demasiado sorteios. Os sorteios são bons para você gerar audiência e engajamento, mas se fizer em demasia, vai acabar atraindo apenas fãs vazios para seu negócio
  • Lembre-se de seguir as diretrizes do Instagram. Caso não cumpra as regras, a sua conta pode ser excluída.

 

7. Faça perguntas no final das postagens

Tal como nos blogs ou no Facebook, a estratégia de fazer perguntas gera um maior engajamento com as suas publicações. E com um maior engajamento…mais pessoas vão acompanhar o seu trabalho!

Perguntas no final geram respostas. É um comportamento humano normal. Se alguém numa conversa perguntar algo para você, você não responde? Nas mídias sociais é igual.

8. Peça para marcarem amigos nos posts

Além das perguntas, outra estratégia que pode fazer muito bem é pedir para marcar amigos no final dos posts. Pode fazer algo no estilo:

“Sabe de algum amigo que também precise desta dica? Marque ele nos comentários!”

Desta forma, não só aumenta o número de comentários como também os amigos dessas pessoas passam a conhecer a sua conta.

 

9. Peça aos seus clientes para tirarem uma foto

Utilizar os seus clientes atuais é outra excelente forma de criar conteúdo interessante para o Instagram. Peça para eles postarem uma foto com o seu produto e depois compense eles de alguma forma, dando um desconto para a próxima compra, por exemplo. Os seus clientes vão adorar aparecer na fotografia, acredite!

 

10. Marque o cliente na fotografia

Outra opção é marcar o seu cliente na fotografia (postagem)! No momento da compra, diga para ele fornecer o Instagram pessoal e marque-o na postagem. Assim, além do cliente quase que “obrigatoriamente” passar a seguir a marca, as suas chances de ele compartilhar a foto no seu perfil pessoal também aumentam.

 

11. Eduque seu público

Se você está sempre vendendo, uma coisa é certa: as pessoas vão deixar de te acompanhar. Ninguém gosta de entrar em redes sociais para ver venda de produtos. E uma das estratégias que você pode usar é a de educar seu público. No meu caso, que sou especialista em Marketing Digital, é normal que dê conteúdos educacionais. Mas, e no seu? Seguem alguns exemplos para inspirar você e mostrar como em qualquer área é possível compartilhar conteúdos educacionais:

  • Se você vende cafés, pode ensinar sua audiência como fazer um café melhor
  • Se você vende roupas, pode dar dicas ajudando as pessoas a se vestirem melhor
  • Se você vende capas para o Iphone, pode dar dicas sobre como usar melhor o aparelho.

Entendeu a lógica? Ajude o seu público a usar melhor o seu produto e isso vai gerar vendas.

 

12. Use o vídeo

Se você ainda não utiliza o vídeo na sua estratégia de marketing do Instagram, fique sabendo que está a perder uma das armas mais eficazes do Insta. Você pode criar vídeos para contar uma história, falar sobre o seu produto, deixar um testemunho de um cliente, dar dicas sobre a sua área, entre outras coisas.

Os vídeos no Instagram podem ter até 1 minuto. Se você tem vergonha de aparecer na frente das câmeras, também pode aproveitar para fazer vídeos mostrando o seu produto. Você não precisa de aparecer, o seu produto pode aparecer por você.

 

13. Tenha uma Bio estratégica

Uma das partes mais importantes do Instagram é a sua Biografia. É ali que a pessoa vai saber as primeiras informações sobre você. Seguem algumas dicas para ter uma Bio interessante:

  • Coloque a(s) sua(s) área(s) de negócio(s)
  • Fale resumidamente sobre o seu trabalho
  • Aproveite para colocar alguns Emojis. Desde que relacionados com o seu trabalho, só vão acrescentar valor à sua Bio
  • Coloque o seu contato
  • Coloque um link para o seu site
  • Coloque uma hashtag que ajude pessoas a chegarem ao seu perfil

 

14. Encontre usuários sugeridos e consiga mais seguidores

Durante os seus primeiros dias com o Instagram, será difícil conseguir novos seguidores no Instagram de forma rápida. No entanto, uma boa forma de contornar esse problema é começar a seguir alguns usuários, com o intuito que eles sigam você de volta também. É uma estratégia um pouco mais trabalhosa (você terá que adicioná-los um a um) mas ao início não tem volta a dar.

Para encontrar esses seguidores sugeridos, você tem que ir até ao seu perfil no Insta e clicar nos três riscos do topo. Depois, clique em encontrar pessoas:

encontrar pessoas para conseguir seguidores no Instagram

Em seguida, vão aparecer 3 opções: Sugestões, Facebook e Contactos. Veja quais contatos são interessantes para você e siga eles na esperança que eles te sigam de volta:

seguir pessoas instagram

 

15. Utilize outras mídias sociais

Certamente, você ou a sua empresa têm contas em outras mídias sociais tais como o Facebook, LinkedIn ou ate mesmo Whatsapp. Você pode usar essas outras mídias sociais para atrair novos seguidores para o Instagram. E você pode fazer isso de duas formas. Uma delas é a mais comum: pedir para os seus fãs ou seguidores passarem a seguir você também no Instagram. Outra forma é compartilhando conteúdo que você publica no Insta, em outras mídias sociais. Obviamente, esta última opção traz um número menor de seguidores, mas é útil para quebrar a rotina.

 

16. Direcione sua audiência para um site

Na Internet assim como em qualquer área de vendas não podemos perder a oportunidade de fechar negócios.

Precisamos facilitar a jornada de compras de nossos clientes e um site/loja virtual é ideal para quem quer vender mais usando a Internet.

Independente do tamanho do seu negócio um site é essencial para sua empresa, aqui em nossa empresa temos um projeto para criação de sites + consultoria personalizada para redes sociais, caso tenha interesse em saber mais clique aqui.

17. Explore os Stories…

Se você ainda não usa os stories, lamento, pois você está perdendo um dos melhores formatos de conteúdo do Instagram! Os stories são conteúdos que duram no máximo de 15 segundos e só ficam no ar durante 24 horas. São aqueles círculos que ficam no topo do Instagram.

Muitas das pessoas visualizam até mais os stories do que o próprio feed do Instagram. O bom dos stories é que você pode publicar conteúdo todos os dias que os usuários não se cansam, pois sabem que ele desaparece. Além disso, o alcance dos stories é excelente!

 

18…e use bastante as hashtags dos stories!

Uma das melhores estratégias para ganhar mais seguidores é usando as hashtags dos stories. As hashtags nos stories também aparecem nas buscas e muitas pessoas podem acabar conhecendo você por lá.

Para colocar uma hashtags nos stories basta escrever o conteúdo normalmente e na frente colocar o símbolo da hashtag (#) e escrever a hashtag que quer usar. Lembre-se que:

  • Coloque hashtags que as pessoas procuram.
  • Não coloque hashtags do seu negócio caso você não seja muito conhecido(a).
  • Coloque hashtags em português. Caso contrário, muitos estrangeiros poderão passar a seguir você.

 

19. Use a localização dos stories

Outra forma de aumentar o número de seguidores é usando a localização dos stories. Quando faz um story e coloca a localização, ele também fica possível de ser encontrado na busca. Se você tem um negócio local, usar esta opção é praticamente indispensável. Coloque o nome da sua cidade e outras pessoas encontrarão facilmente o seu Instagram.

Como fazer isso? É bem simples. Quando fizer um story, arraste para cima e já vai aparecer a opção de marcar a localização:

localizacao no stories

Selecione a sua cidade e pronto. Quando pesquisarem por ela, o seu Instagram vai aparecer!

 

20. Republique conteúdo interessante

Certamente você já fez um retweet ou republicou um post que gostou no Facebook, certo? No Instagram fazer isto não é assim tão simples, mas pode ser feito. Mas para conseguir fazê-lo você precisa de usar o app Repost. Depois de instalar o app, basta pesquisar por conteúdo interessante no seu Instagram e postá-lo novamente, só que desta vez…na sua conta! Obviamente, o crédito é sempre dado à pessoa que compartilhou inicialmente.

Só compartilhe conteúdo que considere interessante, isso aumenta as suas chances de conseguir mais seguidores! O Repost é grátis mas existe também uma versão premium, na qual você pode utilizar múltiplas contas ao mesmo tempo.

 

21. Crie imagens incríveis com os aplicativos certos!

Uma das formas de você aumentar o engajamento no Instagram é criando imagens que realmente chama a atenção das pessoas. A parte boa é que você não precisa de ser um designer para criar imagens poderosas hoje em dia. O que você precisar saber é quais são os aplicativos certos para fazer isso! Um aplicativo que sempre indico é o Canva

 

22. Pense em outras pessoas da sua área

Você conhece alguém da sua área que tenha sucesso no Instagram? E essa pessoa poderia aconselhar a sua conta do seu Instagram aos seus seguidores? Se sim, não perca tempo e entre já em contato com essa pessoa! Pedir a pessoas da sua confiança que indiquem você aos seguidores dela pode dar um booom interessante na sua conta!

 

23. Faça montagens com as suas fotos

Estatisticamente, uma foto que tenha montagens gera mais 19% de curtidas e 22% de comentários! Então, se você quiser realmente ganhar mais seguidores, fazer montagens deve ser uma opção a ter em conta! Através de aplicativos gratuitos você consegue fazer essas montagens, mais uma vez indico o Canva.

 

24. Use e abuse de rostos

As selfies vieram para ficar e esse acontecimento não é por acaso! Segundo um estudo que o National Geographic fez sobre as suas próprias fotos, as publicações que continham pelo menos um rosto geravam 38% mais curtidas e 32% mais comentários!

 

25. Use o vermelho, o amarelo e outras cores mais brilhantes

relevancia da cor no Instagram

Será que a cor faz tanta diferença na performance de uma imagem? Segundo um estudo realizado pelo Massachusetts Institute of Technology, a resposta é sim. Depois de analisarem mais de 2.3 milhões de fotos, os investigadores concluíram que as cores mais brilhantes geram resultados melhores.

Com uma cor mais chamativa, os seus seguidores no Instagram vão interagir mais e você vai ganhar novos seguidores mais facilmente!

26. Faça colabs!

Colabs estão na moda no mundo dos youtubers e você também pode fazer isso no Instagram. Colabs é você participar no Instagram de outra pessoa dando conteúdo e vice-versa. Tem alguém que conheça do Instagram e que tope ter esse tipo de iniciativa? Envie uma mensagem para ela e veja se ela topa. O objetivo aqui é que alguns seguidores dela passem a seguir você e vice-versa.

Atenção que é importante que faça propostas a pessoas que têm mais ou menos o mesmo número de seguidores que você. Não faz muito sentido alguém que tem mil seguidores pedir a alguém com 100 mil para fazer colab não é?

 

27. Faça anúncios pagos no Instagram

Uma das formas mais eficazes de aumentar seus seguidores é fazendo anúncios pagos. Com anúncios pode escolher quem vai ver o seu conteúdo e chegar a mais pessoas. E a parte boa é que fazer anúncios é extremamente simples e você pode fazê-lo através do próprio Instagram.

Para isso você precisa de ter uma conta comercial. Depois, clicar no botão azul (Promover) que fica logo abaixo dos seus posts.

Agora é só seguir os passos seguintes e o seu post começará a aparecer a mais pessoas no Instagram!

28. Poste de forma recorrente

Uma das coisas que você precisa entender é que, tal como qualquer outra rede social, o Instagram tem seu próprio algoritmo e ele prejudica você caso fique muito tempo sem publicar. Isso não quer dizer que precise de publicar todos os dias. Porém, também não convém ficar mais do que 2 a 3 dias sem publicar algo. Caso faça isso, o algoritmo do Instagram pode te prejudicar e fazer com que seus próximos posts acabem aparecendo a menos pessoas.

 

29. Use os destaques para ganhar mais seguidores no Instagram

Os destaques do Instagram são aqueles círculos que aparecem logo abaixo da sua bio.

Neles, você pode colocar os seus principais stories, posts sobre os seus produtos ou serviços ou mostrar quem você é. Eles funcionam como se fossem uns stories eternos e são um dos primeiros pontos de contato quando alguém visita o seu perfil.

 

30. Preste atenção às suas métricas

Outra forma de conseguir mais seguidores no Instagram é olhando para as suas métricas. Através delas você entende o que está gerando resultados e o que não está gerando. Olhe para elas pelo menos uma vez por semana e confira quais posts e hashtags estão dando resultados.

Espero poder ter ajudado com essas dicas, em caso de dúvidas estou à disposição para te ajudar.

Rumo ao SUCESSO!

Diego Mello

WhatsApp Fale conosco por Whatsapp